História da Educação
Course Overview
No curso “História da Educação”, o aluno irá: Identificação dos conceitos de educação, associada à reflexão dos seus respectivos contextos históricos; Compreensão sobre a relação entre Educação e Sociedade, identificando a influência do contexto histórico-social nas propostas educativas de cada período; Distinguir conceitos correlatos, mas distintos, como Educação e Ensino e suas variantes; Compreender e identificar os períodos históricos e suas respectivas formas de organização educacional; Definir a Educação na Civilização do Oriente Médio: Hebreus, Mesopotâmia, Roma e Grécia; Relembrar a Educação na Era Cristã; Definir a educação na Idade Média: práticas educativas; educação feminina e dos cavaleiros; educação nas corporações de ofícios; A educação cavalheiresca; Identificar a patrística e as diretrizes da pedagogia escolástica; Descrever a constituição da universidade; Definir os Marcos Históricos da Educação Moderna; Explicar a Pedagogia moderna: a trajetória histórica da infância e a nova concepção de infância na modernidade; Avaliar a pedagogização dos conhecimentos e o disciplinamento dos sujeitos; Descrever os Marcos Históricos da Educação no Brasil; Descrever a educação no século XVII; Reconhecer as práticas educativas no Século XIX; Analisar as práticas educativas do século XX.
Comments are closed.