Descrição
- Compreender o conceito da Filosofia e estabelecer relação com as suas origens;
- Identificar a diferença entre conhecimento mítico e conhecimento filosófico, destacando suas principais características;
- Conhecer as bases teóricas que fundamentam a história da Filosofia da educação e registrar os aspectos relevantes;
- Classificar a tipologia do conhecimento e descrever cada um dos tipos;
- Compreender as características e o contexto histórico em que foi gestada a filosofia e o pensamento educacional na modernidade;
- Compreender, identificar e diferenciar os filósofos da modernidade e suas concepções sobre a educação;
- Compreender as características e o contexto histórico das tendências e correntes filosóficas do século XIX e início do XX;
- Compreender, identificar e diferenciar os filósofos das correntes filosóficas do século XIX e início do XX;
- Compreender as relações entre Filosofia e as tendências pedagógicas;
- Identificar, compreender e diferenciar as tendências pedagógicas da linha liberal;
- Identificar as tendências pedagógicas da linha progressista;
- Compreender e diferenciar as tendências pedagógicas da linha progressista;
- Compreender as concepções e contribuições da Filosofia da Educação;
- Identificar as relações entre a Filosofia da educação e a formação docente;
- Compreender de que maneira a Filosofia da Educação foi pensada e desenvolvida por teóricos comprometidos com a educação brasileira;
- Compreender e identificar as principais questões trazidas pela Filosofia Contemporânea e que podem influenciar os debates internos da Filosofia da Educação. Compreender o papel das subjetividades, como tema amplamente debatido no interior da Filosofia Contemporânea e sua importância para a educação.