História da Educação

Neste curso você irá compreender a importância do estudo da história da educação, irá conhecer as práticas educativas na antiguidade, na idade Medieva e Moderna, bem como no Brasil. Você também irá aprender a identificar as principais características, culturas, conceitos, períodos históricos, concepções, e o uso de diferentes fontes de pesquisas.

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Categoria:

Descrição

  • Identificação dos conceitos de educação, associada à reflexão dos seus respectivos contextos históricos;
  • Compreensão sobre relação entre Educação   Sociedade, identificando a influência do contexto histórico-social nas propostas educativas de cada período;
  • Distinguir conceitos correlatos, mas distintos, como Educação e Ensino e suas variantes;
  • Compreender e identificar os períodos históricos e suas respectivas formas de organização educacional;
  • Definir a educação na civilização do oriente médio: Hebreus, Mesopotâmia, Roma e Grécia;
  • Relembrar a educação na era cristã;
  • Definir a educação na idade média: práticas educativas; educação feminina e dos cavaleiros educação nas corporações de ofícios; a educação cavalheiresca;
    Identificar a patrística e as diretrizes da pedagogia escolástica;
  • Descrever a constituição da universidade;
  • Definir os marcos históricos da educação moderna: A Renascença e o Humanismo Pedagógico; A Reforma e Contra Reforma Educacional Protestante; A Companhia de Jesus e o “Ratio Studiorum”; A Pedagogia Jesuítica e Os Colégios Modernos;
  • Explicar a Pedagogia Moderna: a trajetória histórica da infância; a nova concepção de infância na modernidade; avaliar a pedagogização dos conhecimentos e o disciplinamento dos sujeitos;
  • Descrever os Marcos Históricos da Educação no Brasil: Período Colonial; Jesuítico; Era Pombal; A Pedagogia Realista do Século XVII; A Nova Didática (Comênio) e as propostas de John Locke;
  • Descrever o século XVIII: o Iluminismo e suas relações com a educação; A Enciclopédia; A “Revolução Copernicana” na Educação; Rousseau e o Naturalismo Pedagógico “Emilio”; A Educação Nacional;
  • Reconhecer o Século XIX: As realizações Educativas; Sistematizações Pedagógicas; O Neo-Humanismo Social; Os Jardins de Infância; A Educação Integral; Período Joanino; A República no Brasil;
  • Analisar o século XX: o Método Montessori; os grandes teóricos da pedagogia Ativista (j. Dewey e j.  Piaget); os Organismos internacionais; As Perspectivas para a Escola do Futuro; Tendências da Educação Contemporânea.