Descrição
- Identificação dos conceitos de educação, associada à reflexão dos seus respectivos contextos históricos;
- Compreensão sobre relação entre Educação Sociedade, identificando a influência do contexto histórico-social nas propostas educativas de cada período;
- Distinguir conceitos correlatos, mas distintos, como Educação e Ensino e suas variantes;
- Compreender e identificar os períodos históricos e suas respectivas formas de organização educacional;
- Definir a educação na civilização do oriente médio: Hebreus, Mesopotâmia, Roma e Grécia;
- Relembrar a educação na era cristã;
- Definir a educação na idade média: práticas educativas; educação feminina e dos cavaleiros educação nas corporações de ofícios; a educação cavalheiresca;
Identificar a patrística e as diretrizes da pedagogia escolástica; - Descrever a constituição da universidade;
- Definir os marcos históricos da educação moderna: A Renascença e o Humanismo Pedagógico; A Reforma e Contra Reforma Educacional Protestante; A Companhia de Jesus e o “Ratio Studiorum”; A Pedagogia Jesuítica e Os Colégios Modernos;
- Explicar a Pedagogia Moderna: a trajetória histórica da infância; a nova concepção de infância na modernidade; avaliar a pedagogização dos conhecimentos e o disciplinamento dos sujeitos;
- Descrever os Marcos Históricos da Educação no Brasil: Período Colonial; Jesuítico; Era Pombal; A Pedagogia Realista do Século XVII; A Nova Didática (Comênio) e as propostas de John Locke;
- Descrever o século XVIII: o Iluminismo e suas relações com a educação; A Enciclopédia; A “Revolução Copernicana” na Educação; Rousseau e o Naturalismo Pedagógico “Emilio”; A Educação Nacional;
- Reconhecer o Século XIX: As realizações Educativas; Sistematizações Pedagógicas; O Neo-Humanismo Social; Os Jardins de Infância; A Educação Integral; Período Joanino; A República no Brasil;
- Analisar o século XX: o Método Montessori; os grandes teóricos da pedagogia Ativista (j. Dewey e j. Piaget); os Organismos internacionais; As Perspectivas para a Escola do Futuro; Tendências da Educação Contemporânea.