O dicionário define rotina como o hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente. Este hábito, como escrito por Charles Duhigg, em seu livro o Poder do Hábito, pode ser tanto positivo como negativo.
Como diz o autor, eu posso comer pão ou doces todos os dias, mas isso trará consequências. Eu também posso me exercitar todos os dias, e as consequências também virão, porém de forma diferente. Independentemente do resultado, a disciplina de fazer algo diariamente é o que moldará a minha rotina e os resultados que dela virão.
Montar uma rotina que esteja alinhada com seus objetivos, com a sua tríade, certamente trará consequências positivas para o alcance dos seus objetivos.
Tríade do Tempo
Uma dica ótima de leitura para quem quer administrar melhor o seu tempo, é o livro chamado A Tríade do Tempo, de Christian Barbosa. Nele é proposta uma outra classificação das atividades, similar à de importância e urgência que vimos no post anterior.
Temos três esferas:
- Esfera da importância: estão aqui todas as atividades que trarão resultados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Para o autor os itens nesta esfera tem tempo para serem realizados.
- Esfera da urgência: considera atividades que não estão previstas e que devem ser feitas imediatamente, ou seja, não podem ser adiadas e causam muito estresse.
- Esfera da circunstância: nesta esfera estão as tarefas desnecessárias. Elas geralmente não trazem nenhum resultado, só frustações.
Segundo o autor, é ideal que você passe 70% do seu tempo nas atividades importantes, 20% nas atividades urgentes e 10% nas atividades classificadas como circunstanciais.
Texto: Cagi Consultoria
Comments are closed.