Ao começar um curso novo, seja de idioma, graduação ou pós-graduação, alguma atualização profissional, é preciso de um planejamento acadêmico para atingir os resultados almejados.
Definir o caminho a ser percorrido vai te direcionar melhor e servir de inspiração! Afinal, nada melhor que levantar sabendo o que você precisa estudar para trilhar o caminho do sucesso!
Confira algumas dicas que separamos para você montar seu plano de estudos:
1 – Defina uma rotina
Para começar, aconselhamos que você pense nos seus compromissos fixos e quanto tempo gasta com eles. E posteriormente veja quanto tempo livre você tem e separe parte dele para os estudos. É importante que você tenha os dias da semana certos e um tempo mínimo de estudos que cumpra sempre. A rotina é importante para que você chegue onde quer.
Determine também o tempo dos intervalos para não perder o controle. Há quem diga que tirar um cochilo após os estudos também pode te ajudar. Só não exagere!
Há diversas metodologias de estudo, como a técnica de pomodoro que podem ser utilizadas para melhorar seu rendimento. Por exemplo, você estuda por um determinado tempo e faz intervalos estratégicos, tendo uma melhor absorção das informações.
2 – Defina seu objetivo final
Bem dizia Lewis Carroll: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve! Portanto, não vá por um caminho qualquer. Escolha um objetivo e escreva-o da forma mais clara e detalhada possível.
Por exemplos: Atingir nível intermediário em inglês. passar na USP, passar em um concurso público, etc.
Tente identificar todas as matérias e assuntos pertinentes que devam constar no seu cronograma. Identifique em quais delas você tem mais dificuldade e dedique um tempo maior para elas.
Você também pode organizar as matérias de forma cíclica, ou seja, defina uma ordem onde todas as matérias serão estudadas num período (Ex: uma semana-7 matérias). Mesmo que ocorra um imprevisto e você não consiga estudar, não pule a matéria e deixe para estudá-la somente na próxima semana. Siga a ordem afim de que você cumpra com todas as matérias sempre.
3 – Faça simulados
Simulados são a melhor forma de testar seus conhecimentos. É interessante fazer testes após estudar um assunto novo. E separar as matérias em módulos para que ao fim de cada módulo você faça um teste geral.
Se você vai fazer um teste de proficiência em inglês, por exemplo, e você tem um ano até realizar a prova, separe os 12 meses em módulos de 3 e faça a prova ao fim de cada um desses períodos. Além de ser um ótimo treino, você ainda pode acompanhar sua evolução e saber a quais matérias dedicar mais tempo ao longo de todo o processo.
4 – Como dividir o tempo
O coordenador pedagógico Luiz Rafael Silva, do colégio Mopi, do Rio de Janeiro (RJ), acredita que, para montar um cronograma de estudos, deve-se levar em conta quatro momentos:
- 1º – 60% de carga de estudos e 40% de ócio criativo (modo de descansar com qualidade).
- 2º – 70% de carga de estudos e 30% de ócio criativo.
- 3º – a mesma carga do 2º momento.
- 4º – reduza gradativamente, para 50%, a carga de estudos, e para 50% o ócio criativo, já a duas semanas da prova desejada.
Considere tirar um dia para descanso e diversão, para descontrair e cuidar de si.
5 – Cumpra o que planejou
Talvez a parte mais difícil não seja o planejamento, mas cumprir com o cronograma.
Então faça o seguinte: depois de investir tempo planejando minuciosamente seus estudos, seja fiel a você mesmo, foque no seu objetivo, tenha claro na sua mente o que você ganha fazendo isso, arregace as mangas e faça acontecer!
“Você é o único representante do seu sonho nessa terra!” – Emicida.
Comments are closed.