Todos os anos centenas de candidatos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) perdem a oportunidade de realizar as provas por diversos motivos: chegam depois dos portões se fecharem, enganam-se com o endereço da escola ou esquecem seus documentos. A falta de planejamento é constantemente desconsiderada ou esquecida por esses alunos, que podem, por isso, ter o início de sua carreira acadêmica adiada.
Se algo parecido aconteceu com você, garantimos-lhes que não estão sozinhos. Situações como esta podem ocorrer com todos nós e levar ao surgimento de obstáculos que tanto dificultam as nossas vidas ou até mesmo nos impedem que alcancemos aquele objetivo há tanto tempo almejado. Essa é a famosa síndrome de falta de planejamento. É muito comum deixarmos para fazer tudo no último momento e, na maioria das vezes, ignoramos ou nos esquecemos de que imprevistos podem ocorrer.
Planejar… É realmente necessário?
A falta de planejamento causa transtornos não somente na vida pessoal ou profissional, mas também dentro das empresas. Infelizmente, nem todos os empreendedores estão preparados para lidar com todas as atividades necessárias para que o negócio flua da melhor maneira possível. É o que apontam os dados levantados pelo Sebrae-SP: cerca de 60% das empresas são obrigadas a encerrar suas operações por não priorizarem planejamentos corporativos relacionados a funções básicas da corporação.
Mas quais seriam as consequências da falta de planejamento em seu empreendimento? Podemos citar, por exemplo, de uma sutil queda da lucratividade até mesmo uma possível falência. Entretanto, antes de chegar ao ponto de fechar suas portas, ao não adotar estratégias preventivas adequadas, a empresa pode sofrer várias adversidades. Primeiramente, nota-se um aumento no custo de seus produtos ou serviços, gerando uma queda na lucratividade e, então, uma redução do seu capital de giro. Então, problemas financeiros começam a manifestar-se e os gestores podem passar a recorrer de empréstimos bancários muitas vezes com altíssimas taxas de juros. Na tentativa de salvar o negócio, fazem uso de promoções e descontos, provocando a desvalorização da marca e, novamente, reduzindo seus lucros. Por fim, os problemas chegam a um nível crítico e insolúvel, ocasionando a eventual e inevitável falência do negócio.
O que devo saber antes planejar o meu negócio?
Como evitar tanto desgaste e fazer a sua empresa crescer? Para que se estabeleça um planejamento adequado, é necessário conhecer pontos básicos de seu negócio, como:
- Ter um bom conhecimento em administração de empresas;
- Conhecer e aplicar corretamente as técnicas de marketing. Sem marketing, não haverá sucesso empresarial;
- Informar-se sobre o público-alvo, suas necessidades e desejos;
- Atentar-se ao mercado e pesquisar sobre os possíveis concorrentes;
- Saber como, quanto e onde investir o capital inicial para evitar gastos demasiados que tenham poucas chances de trazer retorno.
- Estar sempre atualizado quanto aos seus produtos, serviços, concorrentes, público e canais de marketing, já que o mercado está em constante e rápida transformação.
- Fazer bom uso de estratégias empresariais como o Lean Seis Sigma e PDCA e da análise SWOT;
Por isso, pensem, planejem e executem. E lembrem-se: empreender não é dar um tiro no escuro.
Fabiana G. Trindade
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