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jun 21

O que é Melhoria Contínua

  • Débora
  • Melhoria Contínua

A melhoria contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa o aperfeiçoamento de produtos, serviços e processos, tornando-os cada vez melhores. Ela é essencial para que uma empresa consiga aumentar o seu desempenho, fortalecendo, assim, a sua presença perante o mercado.

É um processo cíclico sem fim, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática. Essa filosofia vem se tornando cada vez mais popular, sendo algo intrínseco a qualquer grande empresa hoje em dia. Isso se dá pelo fato de o capitalismo estar cada vez mais “selvagem”, sendo necessário gerar muito valor para o cliente com o menor gasto possível.

Vantagens de adotar um processo de melhoria contínua:
  • Redução de custos, através da identificação de desperdícios;
  • Conquista de maior visibilidade no mercado;
  • Transparência perante os colaboradores e consumidores;
  • Desenvolvimento do senso crítico das pessoas;
  • Melhoria na competitividade da empresa frente aos concorrentes;
  • Monitoramento do processo com KPI’s estratégicos;

Com tantos pontos positivos, não há como errar. O lucro começa a aparecer, e o reconhecimento pelo trabalho extraordinário logo se torna visível.

 

Como dá o primeiro passo para a implementação da melhoria?

A primeira coisa a se fazer na busca pela melhoria contínua é entender o que você precisa melhorar. Se a minha empresa faz, por exemplo, batata frita, tenho que entender o que é uma boa batata frita.

Se eu, como dono da banquinha de batata frita, fico estudando e fazendo testes sobre como fazer cerveja, dificilmente vou me aperfeiçoar na arte da batata frita e agradar os meus clientes.

  1. É preciso saber o que queremos melhorar;
  2. Estabelecer um objetivo claro a ser alcançado;
  3. Definir a estratégia de implementação;
  4. Estabelecer quais ferramentas serão utilizadas;
  5. Escolher qual a equipe que vai trabalhar diretamente na implementação;
  6. Analisar como será o plano de capacitação dos funcionários na metodologia;
  7. Estabelecer um cenário para a discussão dos KPI’s e geração de ações corretivas e preventivas;
  8. Promover um ambiente onde as pessoas possam contribuir com suas sugestões de melhorias;
  9. Proporcionar alta gestão da empresa participativa nas tomadas de decisões;
  10. Desenvolvimento de Workshops para tratativas de problemas;
  11. Mensurar os ganhos obtidos;
  12. Elaborar o plano de sustentabilidade dos resultados.
Qual o papel da gestão no processo de implementação?

O principal desafio em trabalhar a melhoria contínua nas organizações está no planejamento das ações, nos controles estabelecidos e no engajamento das pessoas envolvidas.

É importante ressaltar a importância da gestão e de ter foco. Quando são criados muitos controles que não focam o necessário, eles serão pouco utilizados ou completamente abandonados, fazendo com que os planejamentos das ações sejam comprometidos.

Além disso, a gestão deve se fazer sempre presente.  Quando há presença da gestão na tomada de decisões e direcionando aos melhores caminhos a serem seguidos, fica evidente a melhoria contínua acontecendo na organização.

A experiência nos mostra que quando a gestão da empresa não compra a ideia, fica muito complicado para as áreas de apoio alcançarem resultados satisfatórios, após as implementações.

Quais ferramentas podemos utilizar?
  • Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM);
  • 5S
  • Kanban
  • TPM
  • Kaizen
  • Workshops
  • Seis Sigma
  • Gestão Visual
  • Gestão por KPI’s
  • Capacitação das Pessoas
  • Reuniões Diárias
Qual o primeiro passo para a implementação?

O primeiro passo é a empresa estar aberta a mudanças. Isso é responsabilidade inicial da alta direção. Como uma estratégia competitiva, as ferramentas e metodologias aplicadas serão um caminho a ser seguido para chegar mais rápido na meta estabelecida. Porém, se as pessoas estiverem bloqueadas a mudanças e não houver disciplina no método aplicado, será apenas um modismo que logo fará com que elas esqueçam e voltem a seus hábitos antigos.

A mudança não é fácil e exige muito do ser humano, principalmente não ter medo do novo. Por isso, várias empresas estão à frente de seus concorrentes: por que optaram pela melhoria contínua como parte da sua estratégia competitiva e acreditaram que essa mudança poderia levá-las mais longe.

 

“Você pode não mudar, mas você não pode fazer isso aqui”

                                      Jack Welck

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