De forma geral, o que vem em mente quando dizemos que alguém é inteligente? Alguém com um raciocínio rápido, uma lógica aguçada, que consegue resolver um quebra-cabeças em segundos e tem um vasto conhecimento sobre determinado assunto? Mas será que este tipo de inteligência é o suficiente?
De acordo com estudos, a inteligência emocional é uma das habilidades mais procuradas no mercado de trabalho e é muito mais importante do que a capacidade de raciocínio e de aprendizado do candidato.
Mas afinal, o que é Inteligência Emocional?
Podemos defini-la como a habilidade de:
- Compreender e saber lidar com as suas emoções;
- Saber como as emoções influenciam as pessoas ao seu redor;
- Interagir bem socialmente;
- Estar ciente e levar em consideração como os outros se sentem.
Como conquistar a Inteligência Emocional?
Para isso, é preciso seguir alguns passos.
1. Atente-se às suas emoções
Esteja sempre atento e admita o que você sente. Você pode se expressar dizendo para si mesmo algo que esteja sentindo emocionalmente e fisicamente. Leve em conta tanto os sentimentos positivos, como “Hoje me sinto alegre, confiante e bem disposto”, quanto os negativos “Estou me sentindo pressionado com o trabalho e meu coração está mais acelerado que o normal”.
2. Aprender a lidar com as suas emoções
Ao realizar a atividade anterior, aos poucos, você será capaz de conhecer-se melhor e entender suas emoções e comportamentos, lidando com as emoções de acordo com o cenário em que se encontra.
Agora, outro exercício. Pense em uma situação ou em uma pessoa que te deixa bem irritado. Por que você fica assim? Ao identificar o motivo deste sentimento, você aprenderá a lidar com ele. Para isso, antes de tudo acontecer, pense em métodos eficientes para você se acalmar. Por exemplo, sair do ambiente, lavar o rosto, beber um copo d’água, dar uma caminhada, etc.
Isso não quer dizer que você tenha que aceitar tudo e qualquer coisa, é apenas entender sua emoção, para poder agir de forma racional e mais tranquila nas situações. Lembre-se que inteligência emocional, não é controlar o que você irá sentir, afinal isso é uma reação involuntária, inteligência emocional é aprender a como agir com aquele sentimento, não deixando-se levar pela emoção.
3. Aprenda a dizer “Não”
Para lapidar a sua inteligência emocional, é necessário impor limites. Apenas interaja com alguém se esta for realmente a sua vontade e, quando interagir, ofereça a essa pessoa toda a sua atenção. O ponto principal deste exercício é: aprenda a dizer “não” quando achar necessário.
4. Seja um bom ouvinte
Este é um dos maiores problemas quando se quer estabelecer um relacionamento saudável com alguém. Muitas pessoas ouvem, mas nem todas escutam.
Algo que todos nós queremos é que os nossos colegas, amigos e familiares escutem os nossos problemas, mas não apenas isso, alguém para quem possamos expressar nossas alegrias e frustrações sem interrupções e sem sermos julgados. Já que queremos isso para nós mesmos, então devemos fazer o mesmo com o próximo.
Você não precisa concordar com tudo que disserem, mas sim, ser um bom ouvinte.
5. Tenha empatia e Seja confiável
Algo simples e que é de grande valia para ganhar a confiança das pessoas é conhecê-las. Escute a sua história, aprenda o seu nome, importe-se com ela.
Além disso, não quebre promessas. Uma das melhores maneiras de ser confiável é fazer o que prometeu a ela. Se por algum motivo não for possível, seja sincero, não invente desculpas.
6. Espalhe positividade
Como sabemos, as emoções são contagiosas. É muito mais fácil trabalhar ao lado de uma pessoa alegre e confiante do que de alguém que fica com a cara fechada o tempo todo. Então, ser positivo e ter uma boa inteligência emocional causam um impacto muito grande no seu ambiente de trabalho, de estudos, familiar e social.
O que está esperando? Agora é a hora de entender suas emoções para garantir o sucesso desejado em todas as áreas da sua vida!
Comments are closed.