Não há dúvidas sobre o quanto os avanços tecnológicos têm beneficiado a civilização humana em todos os aspectos. Seja para revolucionar a área da saúde, melhorar a comunicação entre as pessoas, facilitar nosso dia-a-dia ou nos proporcionar mais opções de lazer. E o resultado de tudo isso na economia mundial é um crescimento surpreendente!
Para se obter ainda mais lucros e fazer com que a economia cresça ainda mais, são necessárias maneiras novas de baratear o custo de produtos e serviços. Ou seja, é aí que entra a criação e desenvolvimento de novas tecnologias capazes de automatizar os processos e aumentar a produtividade.
O que é a Automação de Processos?
A automação de processos acontece quando se passa tarefas, antes realizadas por pessoas, para computadores, máquinas e equipamentos. Podemos citar os robôs, como os utilizados em fábricas ou os de última geração e de alta precisão para realizar cirurgias; bancos virtuais no lugar de bancos físicos; serviços de automação de telemarketing e o chatbot, que é um sistema de bate-papo automatizado.
Tudo isso reduz drasticamente a mão de obra, melhora a qualidade dos produtos e serviços e, por fim, acarreta em um ganho muito maior para as empresas. Essa é a chamada Indústria 4.0.
É estimado que cerca de 50% dos cargos sejam extintos nas próximas duas décadas. Além disso, de acordo com a empresa de consultoria americana McKinsey⁽¹⁾, até 2030, a automação pode retirar o emprego de quase 16 milhões de trabalhadores brasileiros.
Mas como acompanhar essa tendência e, ao mesmo tempo, evitar que a sua carreira seja negativamente afetada? A resposta não é simples, pois não há como fugir do futuro, mas é necessário que o trabalhador se adapte a ele, se tornando um Profissional 4.0.
Como se tornar um Profissional 4.0?
Para que tenhamos um futuro garantido na carreira escolhida e que não sejamos substituídos por “robôs”, precisamos acompanhar as mudanças e nos desenvolver constantemente no mercado de trabalho. Isto é conquistado através da qualificação profissional e de mudanças comportamentais
1. Tenha uma formação multidisciplinar:
Estudar sempre foi algo fundamental para que se tivesse um bom emprego. Agora é mais do que isso. Com a ascensão da Indústria 4.0, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Além de concluir um curso profissionalizante ou superior específico, é necessário também possuir qualificações e conhecimentos em outras áreas. Assim, caso a área principal em que o trabalhador atuar for tomada por algum tipo de inteligência artificial, ele poderá demonstrar sua capacidade e gerar valor em outras áreas disponíveis na empresa.
2. Quanto mais conhecimento melhor:
A capacidade de aprendizado que temos é imensa. Agora mais do que nunca precisamos usar isso ao nosso favor. Aprender um segundo idioma ou especializar-se em um assunto não muito conhecido, mas muito exigido pelas empresas, são excelentes maneiras de se destacar em meio a tanta tecnologia. Por isso, é essencial ter interesse e vontade de sempre expandir seus conhecimentos.
3. Seja capaz de adaptar-se às mudanças
Quando um equipamento ou software de automação apresenta problemas de funcionamento, ele não é capaz de se consertar sozinho. Para isso, é necessário que algum funcionário seja capacitado para lidar com esses problemas.
Além disso, existem tarefas que não podem ser realizadas nem só por máquinas, nem só por pessoas. O Profissional 4.0 deve estar pronto para unir forças a essas máquinas e tê-las como verdadeiros colegas de trabalho.
4. Seja proativo
Uma das qualidades mais importantes para um Profissional 4.0 é a proatividade. Uma pessoa proativa é capaz de se atentar ao que é necessário fazer e realizar uma tarefa antes mesmo que alguém peça. Não só isso, mas estar sempre disposto a aprender e procurar soluções para um problema antes mesmo de aparecer.
5. Desenvolva um senso de urgência
Temos como senso de urgência o tempo em que um indivíduo leva para iniciar uma tarefa. O senso de urgência de um funcionário proativo é um grande diferencial que o leva a ser um colaborador indispensável.
6. Relacione-se bem com sua equipe
Pense em uma fábrica de carros fortemente equipada com robôs industriais. Estas máquinas precisam manejar as peças com movimentos repetidos, rápidos e precisos, mas principalmente, devem ter sincronia. Um robô colabora com o outro para que, no final, possam produzir mais e com melhor qualidade.
É o mesmo entre nós, trabalhadores. É indispensável que se tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Para tanto, possuir uma boa comunicação interpessoal, ser empático e não ter vergonha de pedir ajuda são fatores que trarão destaque ao Profissional 4.0.
Como foi visto, para assegurar que sua carreira não seja comprometida em meio a tanta tecnologia, se adapte às mudanças, não tenha medo e dê o melhor de si!
Pedro Guimarães
Comments are closed.