Este artigo irá esclarecer alguns aspectos relacionados à matéria prima mais cara dentro de uma gráfica. O conceito de qualidade pressupõe o relacionamento entre duas partes: o fornecedor e o cliente de um determinado bem ou serviço. Este conceito é muito antigo e foi sendo aprimorado ao longo do tempo passando por diversas fases:
Nos últimos anos, mais intensamente na Alemanha, surgiu a chamada Indústria 4.0 (ou também conhecida como 4ª revolução). Em geral, sua origem se determinou devido à demanda dos clientes por produtos personalizados e esse movimento é caracterizado por novas configurações tecnológicas aplicadas ao processo produtivo.
Por que avaliar o papel?
Elucidamos que, o controle de qualidade necessita de diversos atores na sua esfera de influência e de uma temporalidade de atuação para se garantir resultados satisfatórios. As propriedades físico-químicas dos materiais (tintas e suportes) ficam evidenciadas no processo de controle de qualidade, sob a holística de investigação preditiva do efeito da tinta sobre o substrato em determinadas condições, com tabulação das interferências dos insumos químicos utilizados em “desempenho”, configurando a real ferramenta de melhoria da qualidade.
Qual o foco?
A proposta é difundir ao mercado “Papeleiro”, desde seus fornecedores os seus clientes, a necessidade de atender ao desempenho final do produto papel, onde os ganhos em investir em tecnologia no controle de qualidade do papel a ser impresso são maximizados. Atendendo prioritariamente profissionais em desenvolvimento de competências voltadas ao processo produtivo de papel.
Esse movimento prega que, por exemplo, o cliente, ao adquirir um produto, poderá customizá-lo durante o processo de produção, obtendo, por exemplo, um porta celular do tamanho do seu aparelho e de sua cor preferida, além de acompanhar as fases de produção em tempo real, por meio de sites ou aplicativos.
As mudanças foram várias e a conectividade entre homem e máquina irá proporcionar vários benefícios, tais como:
- Conexão dos dados
- Teste virtual de processo
- Rastreabilidade do produto e processo
O futuro com a indústria 4.0
Essa 4ª revolução chegou com tudo e trouxe muitas mudanças significativas para o nosso processo que irão possibilitar maior produtividade, flexibilidade, qualidade, eficiência e competitividade. Se você acha que a indústria 4.0 é ficção cientifica,
Cléber de Souza Mello
Specialist in Quality and Processes Graphics
Comments are closed.