Com a correria do dia a dia, muitas pessoas se deparam com um grande obstáculo: a improdutividade. Desde o momento que levanta até a hora de dormir, uma pessoa improdutiva tem a tendência de gastar o seu tempo com coisas que não lhe trazem fruto algum. No final do dia, sua energia está drenada e, como esperado, não conseguiu fazer o que era mais necessário.
É extremamente comum ouvirmos “Não tenho tempo para nada!” ou “Parece que o dia tem menos de 24 horas!”. Pelo menos é assim que tentam justificar quando não conseguem concluir algo importante, como um projeto de trabalho, uma tarefa escolar ou mesmo quando não “sobra tempo” para cuidarem de si mesmos, respirar fundo e relaxar. Tudo isso pode gerar um estresse muito grande. Mas não se preocupe, veja a seguir 8 dicas infalíveis para você aproveitar o máximo o seu dia e ser mais produtivo.
-
Comece o dia realizando as tarefas mais importantes
A parte do dia em que temos mais energia é pela amanhã, cerca de 30 minutos depois que acordamos. Este é o momento em que o nível do hormônio cortisol está mais elevado, nos deixando mais alertas e focados.
Com isso ao passar do dia, a quantidade de cortisol vai diminuindo e ao chegar a noite nos sentimos mais indispostos. Se você deixar para fazer tudo antes de dormir, além de não conseguir fazer nada bem feito, provavelmente dormirá mal e acordará com pouca disposição, o que levará a mais um dia improdutivo.
Por isso, o melhor momento para realizar as tarefas mais importantes é pela manhã, começando pelas que tiverem maior prioridade na sua lista (veja a seguir). Saber que, antes mesmo do horário de almoço, as tarefas mais duras já foram realizadas é uma sensação incrível!
-
Não faça uma lista de tarefas, mas sim uma lista de prioridades
Sempre ouvimos dizer que fazer uma lista de afazeres torna o seu dia mais produtivo. Se seguirmos esta dica literalmente, chegaremos no final do dia com, por exemplo, metade da lista concluída, porém é na outra metade que podem se encontrar as tarefas mais importantes. Por esta razão, devemos priorizar.
Como fazer isso?
Quais são os seus objetivos do dia? Pense e anote-os como rascunho. Agora, o que é mais urgente? Lavar a roupa ou levar seu filho à escola? Então a segunda tarefa deve vir no topo da lista.
Com a lista montada por ordem de importância, defina um horário para iniciar cada tarefa e um horário para terminá-la.
-
Não exagere no uso de gadgets
Os smartphones, tablets e outros gadgets estão cada vez mais modernos, versáteis e, para muitos usuários, são considerados indispensáveis. Porém, quando uma pessoa se torna dependente desses aparelhos, estes podem acabar se tornando um dos maiores vilões contra a produtividade.
Se você acha que está usando o seu celular mais do que deveria, aprenda a controlar esta vontade. Baixe um aplicativo que monitora o tempo que você usa o seu celular por dia. Entre vários, podemos citar o YourHour e o StayFree. Ao tomar conhecimento de quanto tempo é jogado fora na frente da telinha, você já poderá dar o primeiro passo: fazer o uso consciente.
O segundo passo é desinstalar os apps que tomam muito o seu tempo e que não lhe trazem nenhum benefício. Tome um cuidado especial com os jogos e as redes sociais.
-
Seja responsável
É impossível tornar-se produtivo se você não for uma pessoa responsável. Se você diz que vai fazer algo ou pensa em fazer algo, seja proativo. Não pense duas vezes. Simplesmente faça!
Você também pode unir forças com um amigo e discutir semanalmente sobre seus objetivos e prioridades.
Ademais, responsabilize-se pelos seus erros, aprenda com eles e tome atitudes positivas.
-
Mantenha o foco
Quando você se concentra em um projeto ou uma tarefa, está inevitavelmente sendo produtivo, mas se você é do tipo de pessoa que se distrai facilmente, muito dificilmente conseguirá terminar um trabalho a tempo. Mas o que fazer para manter o foco?
Primeiro, devemos evitar distrações. No seu celular, desative todas as notificações que não sejam importantes e deixe o aparelho de lado, de preferência longe de você.
Se possível, trabalhe e estude em um ambiente tranquilo, como em uma biblioteca. Se estiver em um escritório ou no seu quarto, mantenha a porta fechada.
Faça pausas! Nosso cérebro não consegue funcionar perfeitamente vinte e quatro horas por dia. Ele precisa de pausas frequentes para renovar a sua concentração. A cada 50 minutos trabalhados ou estudados, faça uma pequena pausa de 10 minutos. Levante, caminhe, beba uma água, deixe a sua mente relaxar.
-
Não seja muito duro consigo mesmo
Mesmo seguindo essas dicas, podem surgir imprevistos que te impeçam que um objetivo importante seja concluído. Também é normal que algum dia você perca o foco e gaste seu tempo não fazendo nada em vez de aproveitar cada minuto e ser produtivo. Em qualquer uma dessas ocasiões, evite ficar frustrado ou irritado. Isso não ajuda. Pelo contrário, você terá ainda menos vontade de fazer o que precisa ser feito. Simplesmente aceite que imprevistos acontecem e se você jogou tempo fora, perdoe-se e siga em frente. Amanhã é um novo dia e hoje você ainda pode fazer muito!
-
Relaxe seu corpo e sua mente
Todos nós precisamos de um período de inatividade. Se não pararmos nem para “respirar”, o estresse e a ansiedade tomarão conta, prejudicando nossa saúde física e mental.
Ser produtivo não significa apenas produzir, mas também ter a consciência que precisamos desse tempo para nós mesmos para que possamos renovar as nossas energias.
Dedique parte do seu dia para realizar exercícios físicos e outras atividades que lhe tragam bem-estar, como meditar, ouvir música, jantar com a família ou simplesmente jogar papo fora com os amigos.
-
Durma bem
Muitos pensam que quanto mais horas trabalhamos ou estudamos, mais produzimos. Isto não é verdade. Somente conseguimos ser eficientes e produtivos quando temos uma boa noite de sono. É essencial que uma pessoa durma entre 7 e 9 horas por dia, sem interrupções.
Ao deitar, deixe os seus problemas da porta para fora. Não fique pensando na sua lista de tarefas do dia seguinte quando está deitado para dormir, não planeje nada neste momento. Simplesmente deixe sua mente descansar e mergulhar em um sono profundo e muito bem merecido.
Comments are closed.