A melhoria contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa o aperfeiçoamento de produtos, serviços e processos, tornando-os cada vez melhores. Ela é essencial para que uma empresa consiga aumentar o seu desempenho, fortalecendo, assim, a sua presença perante o mercado.
É um processo cíclico sem fim, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática. Essa filosofia vem se tornando cada vez mais popular, sendo algo intrínseco a qualquer grande empresa hoje em dia. Isso se dá pelo fato de o capitalismo estar cada vez mais “selvagem”, sendo necessário gerar muito valor para o cliente com o menor gasto possível.
Vantagens de adotar um processo de melhoria contínua:
- Redução de custos, através da identificação de desperdícios;
- Conquista de maior visibilidade no mercado;
- Transparência perante os colaboradores e consumidores;
- Desenvolvimento do senso crítico das pessoas;
- Melhoria na competitividade da empresa frente aos concorrentes;
- Monitoramento do processo com KPI’s estratégicos;
Com tantos pontos positivos, não há como errar. O lucro começa a aparecer, e o reconhecimento pelo trabalho extraordinário logo se torna visível.
Como dá o primeiro passo para a implementação da melhoria?
A primeira coisa a se fazer na busca pela melhoria contínua é entender o que você precisa melhorar. Se a minha empresa faz, por exemplo, batata frita, tenho que entender o que é uma boa batata frita.
Se eu, como dono da banquinha de batata frita, fico estudando e fazendo testes sobre como fazer cerveja, dificilmente vou me aperfeiçoar na arte da batata frita e agradar os meus clientes.
- É preciso saber o que queremos melhorar;
- Estabelecer um objetivo claro a ser alcançado;
- Definir a estratégia de implementação;
- Estabelecer quais ferramentas serão utilizadas;
- Escolher qual a equipe que vai trabalhar diretamente na implementação;
- Analisar como será o plano de capacitação dos funcionários na metodologia;
- Estabelecer um cenário para a discussão dos KPI’s e geração de ações corretivas e preventivas;
- Promover um ambiente onde as pessoas possam contribuir com suas sugestões de melhorias;
- Proporcionar alta gestão da empresa participativa nas tomadas de decisões;
- Desenvolvimento de Workshops para tratativas de problemas;
- Mensurar os ganhos obtidos;
- Elaborar o plano de sustentabilidade dos resultados.
Qual o papel da gestão no processo de implementação?
O principal desafio em trabalhar a melhoria contínua nas organizações está no planejamento das ações, nos controles estabelecidos e no engajamento das pessoas envolvidas.
É importante ressaltar a importância da gestão e de ter foco. Quando são criados muitos controles que não focam o necessário, eles serão pouco utilizados ou completamente abandonados, fazendo com que os planejamentos das ações sejam comprometidos.
Além disso, a gestão deve se fazer sempre presente. Quando há presença da gestão na tomada de decisões e direcionando aos melhores caminhos a serem seguidos, fica evidente a melhoria contínua acontecendo na organização.
A experiência nos mostra que quando a gestão da empresa não compra a ideia, fica muito complicado para as áreas de apoio alcançarem resultados satisfatórios, após as implementações.
Quais ferramentas podemos utilizar?
- Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM);
- 5S
- Kanban
- TPM
- Kaizen
- Workshops
- Seis Sigma
- Gestão Visual
- Gestão por KPI’s
- Capacitação das Pessoas
- Reuniões Diárias
Qual o primeiro passo para a implementação?
O primeiro passo é a empresa estar aberta a mudanças. Isso é responsabilidade inicial da alta direção. Como uma estratégia competitiva, as ferramentas e metodologias aplicadas serão um caminho a ser seguido para chegar mais rápido na meta estabelecida. Porém, se as pessoas estiverem bloqueadas a mudanças e não houver disciplina no método aplicado, será apenas um modismo que logo fará com que elas esqueçam e voltem a seus hábitos antigos.
A mudança não é fácil e exige muito do ser humano, principalmente não ter medo do novo. Por isso, várias empresas estão à frente de seus concorrentes: por que optaram pela melhoria contínua como parte da sua estratégia competitiva e acreditaram que essa mudança poderia levá-las mais longe.
“Você pode não mudar, mas você não pode fazer isso aqui”
Jack Welck
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