Imagine se você tivesse que tomar decisões conscientes sobre tudo na sua vida, a todo momento? Essa seria uma tarefa cansativa, sem dúvida. Estudos mostram que 40% das nossas decisões diárias são hábitos. É por isso que nosso cérebro cria hábitos, já que é mais fácil compreender padrões já existentes do que criar novos a cada minuto.
Uma vez criado um hábito, ele não desaparece. Não se desespere: fazer a mudança de hábito é possível!
O livro “O Poder do hábito” de Duhigg explica como eles funcionam e ensina a técnica de como controlá-los ou até mesmo mudá-los — segundo o autor, só entendendo seus mecanismos podemos mudá-los.
Ciclo dos Hábitos
A partir de análises de casos reais e experimentos científicos, Charles afirma que todos os hábitos são compostos de um ciclo que possui três estágios interligados:
- Uma deixa:
A deixa nada mais é do que um gatilho, ou seja uma ação que irá desencadear uma rotina, e que estará ligada a uma recompensa, caso contrário esse hábito não irá acontecer.
- Uma rotina e uma recompensa:
Os hábitos são muito parecidos com declarações “se / então” em linguagens de codificação; uma condição precisa ser atendida para que o código na instrução seja executado. Quando essa condição é apresentada e a instrução executada, o indivíduo recebe uma recompensa que é, no fim das contas, o que torna o hábito algo similar ao vício — vemos o gatilho e seguimos a rotina em busca da recompensa.
Além disso, ele descreve mais alguns pontos:
Desejo: O desejo de receber uma recompensa serve para manter o hábito forte.
Hábitos angulares: ajudam as pessoas a criar “pequenas vitórias” em suas vidas. Essas pequenas vitórias aumentam a motivação, criam ímpeto e geram estruturas para a construção de outros hábitos.
Planejamento para a dor: mostra que planejar antecipadamente sobre como lidar com os momentos mais difíceis ajudará a evitar que você realmente desista.
O modelo para mudança de hábito
No livro, o autor enfatiza que não existe uma fórmula secreta para aplicar ou usar para uma mudança de hábito. Em contra partida, há um conjunto de ferramentas, e estrutura que pode-se usar a seu favor e que te ajudará a realizar uma mudança de hábito.
É claro que essa não será uma tarefa fácil, depende do hábito e da profundidade que este está enraizado em nós.
No livro os 4 pontos do modelo para mudança de hábito são:
- Identificar a rotina;
- Experimentar com as recompensas;
- Isolar o gatilho;
- Ter um plano para a dor.
Há muitas outras coisas que você pode aprender e usar tanto na vida pessoal quanto na profissional.
NAG Abrasivos
Comments are closed.